Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Branduras de Agôsto

           A uma prima irmã da minha Mãe, há uns oitenta anos, em casa dos seus pais, ouvia eu dizer:" hoje temos branduras de Agôsto, o figo vai ficar bom!"
                   - Oh tio João - eu que nessa casa passei muitos dias de alguns verões, tinha muitas conversas com o meu tio-avô João Ramos - o que é isso das branduras de Agôsto que a tia Neva está falando?
                   - As branduras, Ghés, (êle tratava-me sempre por Ghés um dia explicarei porquê), são as névoas húmidas de algumas manhãs de Agôsto. Tu já viste como se secam os figos, naquelas esteiras de canas e que se põem ao sol com o figo espalhado por cima, não viste?
                   - Sim, tio João, mas porque é que o figo fica bom?
                   - O figo fica bom, se não há branduras, o figo não fica tão bom.
            E eu, com a expontaneidade de criança, continuava o interrogatório:
                   - Porquê, tio Joâo?
                   - Porque sem branduras o figo fica seco em poucos dias e não fica tão bom. 
            êste meu tio avô João foi o que me ensinava quadros brejeiras, como esta:
                             "Homem môrto é um defunto
                               Prato rachado é um caco
                               Pé de pôrco é um presunto
                               E o olho do cú um buraco"
    e mais esta, para que os meus descendentes as possam conhecer  e ensiná-las aos seus netos:
                               " Sou soldado valoroso
                                  Fui à guerra do Buçaco
                                  Apanhei um tiro nas costas
                                  Inda cá tenho o buraco" 
            Desconheço os autores, já tentei encontrá-los, o que não consegui.                                


Sem comentários:

Enviar um comentário