Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Si vis pacem para bellum

*
"Si vis pacem para bellum" - de Publius Flavius Renatus
     A visão normal deste aforismo é muito conhecida. È  a visão bélica, a prudência, a previsão dos cuidados pela paz - se queres a paz, prepara-te e previne-te para a guerra .
     Todavia há outras visões sobre esse proverbio.
     Há a visão psicológica: quero revestir-me dum manto protector de cultura e de ciência, e noutros domínios, para que não me rebaixem, me amesquinhem revelando a minha ignorância,
     Há a visão espiritual: como apreciando o bem, poderei inclinar-me a pensar apenas no mal?
     E ainda podemos pensar numa visão física, salutar: se pretendemos saúde só nos preocuparmos com as doença e com  as dores que não sofremos. E portanto incidir o tema dos nossos pensamentos, das nossas conversas sobre as doenças que poderemos sofrer, sobre as dores que, se calhar, poderão atingir-nos mais dia menos dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário