Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

* Comemorações
     O Partido Comunista Portugues, comemorou, há poucos dias, com grande propaganda, o centenário da revolução russa, em 1917.
     Se num dia mais ou menos próximo, um partido político de Portugal, resolver organizar um comício para recordar a data da origem da ditadura de Salazar - 28 de Maio de1926 - não faltarão artigos nos jornais, revistas, radios e televisões recordando os malefícios da extinta  PIDE, atribuindo-lhe a morte de Humberto Delgado, a penúria da população, a emigração em massa, a aliança subterrânea com o nazismo.
    Lembrando algumas consequências da ditadura de Salazar, omitem a ferocidade da revolução russa e do modelo de comunismo implantado, na Rússia e noutros países que o adoptaram: centenas de milhões de mortes por liquidação sumária, por trabalhos forçados, pela deportação para a Siberia, pela fome imposta através da confiscação de todos os alimentos, do terror imposto a toda a população.
       De tal maneira que ainda hoje, falando com ucranianos e russsos, notamos, no seu trato, o medo que ainda subsiste, encoberto por essa reserva, reserva que se manifesta na expressão da face e nas palavras que proferem.

Sem comentários:

Enviar um comentário