Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A ambição da espécie humana

A minha habilidade, os meus conhecimentos, as minhas ideias sobre a filosofia, são fracas. Por isso a minha mensagem de ontem mais não é que o desejo permanente de comunicar o que sinto sobre isto, aquilo e aqueloutro.
A ideia básica, de onde nasceu a mensagem era de que todos ou quase todos nós pensamos que as outras espécies que habitam a Terra, são inferiores. Dizemos, p. ex., que são irracionais, o que confirma o período anterior. Mas as outras espécies, tem o seu sistema de vida, adaptaram-se ao ambiente em que vivem, em muitos casos de modo muito melhor que a espécie humana. E provável será pensarem nas irracionalidades da espécie humana. E cada um dos seres doutras espécies pensarem que são os mais racionais. Ou não pensarem em nada disto, que talvez seja a melhore atitude.
E a ideia final que tinha em mente é que devemos respeitar, sem reticências, tudo o que vive no planeta que habitamos ou onde nos encontramos todos e onde, não sei que poder, mas um poder supremo nos colocou a todos. Por isso, o respeito que lhes devemos.
Mas havia e há em mim outra pergunta subjacente: não é a espécie humana a única que conspurca, deteriora, o ambiente em que vive, sem respeito pelos direitos das outras ?
E, na maioria dos casos, pela ambição, pela ganância, pela avidez do dinheiro, de riqueza?
A espécie humana é a única que agride o ambiente com pouco proveito, além da riqueza. Uma riqueza que apenas se resume à acumulação do dinheiro, de fortuna.pessoal. Uma ambição que só a espécie humana possui.

Sem comentários:

Enviar um comentário