Número total de visualizações de páginas

domingo, 7 de dezembro de 2014

Discórdia sobre dinheiro

        Finalmente!
        Recebi uma mensagem(a primeira) dum leitor dos meus escritos, discordando do que escrevo sobre o dinheiro. Não me apresentou nenhum argumento diferente do que previ que me fossem apresentados. Disse-me quatro:
              Primeiro: da impossibilidade de acabar com o dinheiro, que não podemos voltar ao sistema de trocas. Respondi-lhe que nunca advoguei ou aconselhei voltarmos ao sistema de trocas. Mas que há outras possibilidades, como a que eu indiquei por diversas vezes, do estabelecimento dum sistema baseado na meritocracia, sem dinheiro, nem bancos.
              Segundo: que sou lunático, apreciador de impossibilidades. A minha resposta: quantas impossibilidades foram resolvidas ao longo da história. E esta poderá sê-lo também, porque não discuti-la, se se discute tanta coisa parecida com o sexo dos anjos?
              Terceiro: sem dinheiro, não podemos viver, não há outra hipótese. A resposta foi quase a mesma que para as duas anteriores. Podemos viver sem dinheiro desde que o nosso trabalho ou ocupação tenha a justa retribuição, que não é obrigatório que o seja em dinheiro. Não fazemos muita coisa não remunerada e que é essencial nas nossas vidas?
          Aguardo mais dúvidas, discordâncias, argumentos contrários.

Sem comentários:

Enviar um comentário