Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 17 de junho de 2014

Ainda a entrevista com o papa

               - Continuando a referir-se aos fundamentalismos, o papa ainda lembrou que nalguns países é proibido ensinar a Biblia e usar uma simples cruz pendurada ao pescoço.
                - O entrevistador perguntou-lhe se andando de carro, sem protecção,no meio de multidões, como no Brasil, não sentia falta de segurança. O papa respondeu: "como posso saudar o povo dentro duma lata de sardinhas ainda que com paredes de vidro? Sejamos realistas, na minha idade não tenho muito a perder !"
                 - Referiu que a pobreza e a humildade estão no centro da mensagem evangélica. A pobreza está no centro do evangelho.
                 - Com humor a certo momento, falando dos protocolos, perguntou ao entrevistador : "sabe qual é a diferença entre terrorismo e protocolo? é que com o terrorismo se pode negociar..."
                 - Referindo-se á fome disse: "está provado que com a comida que sobra poder-se-ia matar a fome em todo o mundo. Não se compreende como vemos tantas crianças com fome, estamos num sistema económico mundial que não é bom e que no centro está o dinheiro. É um sistema económico que se baseia em acumular mais e mais, Cada dia se descartam mais os velhos e as crianças e isso vai conduzindo ao negativismo, Como se compreende o desemprego de vinte e cinco milhões de jovens na União Europeia? Assim o pensamento mau e a tendência má, é a riqueza. A globalização bem compreendida é como uma esfera em que todos os pontos da sua superfície estão a igual distância do centro da esfera, beneficiando todos do mesmo. E a globalização mal compreendida e adoptada é como um poliedro onde os pontos da sua superfície estão a distâncias diferentes do seu centro."
                 - Perguntado como gostaria de ser lembrado no futuro, respondeu:  " como um bom tipo"
         
         Esta entrevista deveria ser gravada e muito difundida.          

Sem comentários:

Enviar um comentário