Número total de visualizações de páginas

domingo, 20 de julho de 2014

Sobre mitos

            Conhecendo os mitos antigos compreenderemos melhor os modernos.
            O tema principal da mitologia clássica: "o grave e constanre, no sofrimento humano"(James Joyce).
            E, citando Joseph Campbell,:  "A causa secreta de todo o sofrimento é a própria mortalidade, condição da vida. Quando se trata de afirmar a vida, a mortalidade não pode ser negada". 
            Será que a sabedoria só pode ser atingida através do sofrimento? Tudo o que não enxergamos, ou de que apenas uma fracção sabemos que poderemos adquirir, requer sofrimento? Para reconhecermos o nosso Criador será necessário sofrer em permanência? São interrogações que nos deixam indecisos, perplexos, invadidos por alguma tristeza.
              Então, se a bondade deve vencer a tristeza, assim o demonstrou o filho de Deus, na Terra, se a contemplação do que nos ofereceu a vida nos traz alguns resquícios de sabedoria, eu penso que a sabedoria, alguma sabedoria, pode ser adquirida sem sofrimento, sem ser necessário sofrimento sem necessidade de termos de passar por vicissitudes.
              É um tema que terei de discutir comigo.
              E digo discutir comigo porque, quando o faço, nunca tenho nem sou influenciado nem me submeto a qualquer tabu.               

Sem comentários:

Enviar um comentário