Número total de visualizações de páginas

sábado, 23 de abril de 2011

Opiano vertical da casa dos meus pais

A minha Mae, que eu adorava sem o saber, so´ agora sinto que a adorava muito, quanto a adorava quando tinha cinco, seis, dez anos. A minha Mae todos os dias sentava-se ao piano, um piano vertidal negro duma marca alema de nome exquisito, escolhia uma musica do grande maço de papeis de musicas, escritas nas claves de sol ou de fa´, para piano. Muitas arias de operas que ela cantava sozinha. Outras vezes, quando se tratava de cançoes ligeiras de fado ou de operetas, era acompanhada ao piano pelo meu Pai, que tocava no piano o que havia aprendido a tocar na guitarra. Eu ficava impaciente porque nao sabia apreciar tais musicas. Quando eu tinha cinco anos a minha Mae ja´ passava dos quarenta, nessa idade ainda cantava muito bem, eu ouvia muito dizer "a Rosa canta muito bem" e ate´ ouvi cochixar mais que uma vez que "ela ate´queria ser cantora, apresentar-se no Sao Carlos, mas os pais da Rosa e´ que nao deixaram". Mas eu, nao tinha aprendido a aprecia-la. E sempre eu ficava aborrecido, birras de miudo, quando lhe pedia alguma coisa, se estava ao piano, nao me ligava nenhuma e seguia cantando imperturbavel ate´ ao fim da aria.
Poucos dias depois do meu Pai morrer, tinha eu dezasseis anos, apareceu la´ em casa o meu irmao Afonso, um dos filhos do primeiro casamento do meu Pai,tinha chegado de MOçambique, onde vivia, poucos dias antes. A minha Mae continuava inconsolavel e entregou-lhe tudo o que ele lhe pediu, umas louças da China e...o piano.
So´ passados alguns dias dei pelo deaparecimento do piano, o que minha Mae me confirmou, chorando.
So´ entao avaliei quanto gostava de ouvir a minha Mae tocar e cantar.

1 comentário:

clarissa quadros disse...

Como eu gosto destas historias que nos vais contando a pouco e pouco a medida que te veem a memoria!!!!!
Tiveste a sorte de ter os pais mais originais da sua epoca , assim como nos tambem, essa heranca chega ate nos inevitavel e felizmente, como o maior dos tesouros capitais que a vida nos da se os soubermos receber con todo o explendor que a maturidade confere no pulir do coracao deixando de lado o po e o joio que sao so aquilo que nos faltou para finalmente nos deleitarmos e gozar das maravilhas incriveis que nos entregaram aqueles que nos receberan e cuidaram o melhor que puderam e souberam quando chegamos a esta vida.
A alma quando esta sa consegue ver para alem das sombras e so descobre beleza, bondade, riqueza y maravillas por todo o lado.
Que sorte que eu tive de te ter por pai, por ter os pais que tenho, por ter tido os avos, tios, primos , bisavos e toda esa gente que faz e fazem com que sejamos quem hoje somos.
Como tu, tenho saudades de muitos momentos ja vividos e, tambem como tu, nao tenho contas pendentes con ninguem, tenho sim o tesouro imenso de toda essa fortuna.
Grande Pai!!!!

Enviar um comentário