Número total de visualizações de páginas

sábado, 30 de junho de 2012

O parlamento europeu

               Existe o parlamento europeu e o seu conselho julgo que composto pelos representantes dos governos dos 27 países europeus. Existe? Está funcionando? Intervem nas principais decisões?
               Nos ultimos tempos, em particular nos últimos dois anos, não parece que êsse conselho intervenha nas decisões que mais interessam aos países europeus. As recentes cimeiras mensais dessa comissão parecem resumir decisões da Alemanha, quando muito da Alemanha e França. Dos seus representantes, dos seus primeiros ministros ou presidentes. Constando na prática e para a amior parte dos conselheiros, pelo que se vê na televisão e nos jornais, com muitos apertos de mão e fotos em grupo,  sorrindo para as cãmaras de televisão e para os microfones e algumas declarações sem sumo e que nem quem declara penso que compreende, nem são para compreender porque não houve decisões, não foram decretadas ou votadas quaisquer medidas, nem sequer houve recomendações sérias. Excepto nesta última cimeira.
               É para isto que os 27  países europeus são representados no parlamento por quinhentos e muitos deputados que, todas as semanas ajudam as companhias aéreas a preencher os lugares de luxo dos seus aviões?  E o Conselho Europeu, dizem ser o orgão que tem maior poder político das decisões.Não está segundo se tem visto, submetido ao tratado constituciional europeu. Consequência principal: muda o governo dum país europeu, mudam-se as vontades de todos os outros. Se a senhora Merckel fõr despedida, o que resolverá e imporá  o senhor seguinte, presidente dos destinos da Alemanha?  Bem pensado, talvez chegassem 27 deputados, os dos conselhos ou os seus representantes. E talvez chegassem a essa decisão se a constituição europeia em vez do intrincado emaranhado de centenas de artigos e alterações contivesse , como a constituição americana dos Estados Unidos, apenas sete artigos e 23 emendas(apenas uma revogada).
                              

Sem comentários:

Enviar um comentário