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sábado, 12 de março de 2011

Trechosdum livro celebre

Vale a pena transcrever os trechos seguintes: "A sociedade moderna ignora o individuo e so´ toma en consideraçao os seres humanos; cre na realidade dos Universais e trata-nos como abstraçoes. Foi a confusao dos conceitos do inividuo e do ser humano que a conduziu a um dos seus erros mais graves, a estandardizaçao dos homens. Se estes fossem todos identicos, seria possivel educa-los, faze-los viver e trabalhar em grandes rebanhos, tal como o gado. Mas cada um deles tem uma personalidade, e nao pode ser tratado como um simbolo. Como desde ha´ muito se sabe, a maior parte dos grandes homens foram educados quasi isoladamente, ou recusaram-se a entrar nos moldes da escola. Na verdade, a escola e´ indispensavel para os estudos tecnicos. Corresponde tambem `a necessidade que a criança tem, em certa medida, de estar em contacto com os seus semelhantes. Mas a educaçao deve ser orientada com uma atençao incessante; e so´ os pais lhe podem dar essa orientaçao. So´ estes ultimos, e especialmenta a mae, observaram desde a sua apariçao as particularidades mentais cuja orientaçao e´ o fim da educaçao. A sociedade moderna cometeu o grave erro de substituir, desde a mais tenra idade, o ensino familiar pela escola. E a isso foi obrigada pela traiçao das mulheres. Estas abandonam os filhos nos jardins da infancia para se ocuparem da sua profissao, das suas ambiçoes mundanas, dos seus prazeres sexuais, das suas fantasias literarias ou artisticas, ou simplesmente para jogar o bridge, ir ao cinema, perder o tempo numa azafamada ociosidade. Causaram assim a extinçao do grupo familiar, no qual a criança crescia no meio de adultos com quem muito aprendia. Os caezinhos criados em casa com animais da mesma idade sao menos desenvilvidos do que oa que andam em liberdade com os pais. A mesma diferença se encontra entre as crianças que se perdem entre muitas outras crianças e as que vivem com adultos inteligentes. As actividade fisiologicas, afectivas e mentais das crianças modelam-se facilmente pelas do seu meio. Assim as cianças pouco tem a receber das outras crianças da mesma ildade, e desenvolvem-se mal quando reduzidas a nao serem mais do que uma unidade numa escola. Para progredir, o individuo precisa duma solidao relativa e da atençao do pequeno grupo familiar.
E´ tambem devido `a ignorancia do individuo que a sociedade moderna atrofia os adultos. O homem nao suporta impunemente a forma de exlstencia e o trabalho uiforme e estupido imposto aos operarios das fabricas, aos empregados de escritorio, a todos aqueles que tem de assegurar a produçao em massa. O indiciduo encontra-se isolado e perdido na imensidade das cidades modernas.E´ uma abstracçao economica, uma cabeça de gado num rebanho. Perde a sua qualidade de individuo, deixa de ter responsabilidade e dignidade. Do meio da multidao emergem os ricos , os politicos poderosos, os bandidos de grande envergadura. Os outros sao apenas poeira anonima. O individuo conserva, pelo contario, a sua personalidade, quando faz parte dum grupo em que e´ conhecido duma aldeia, duma cidadezinha, onde a sua importancia relativa e´ maior, e dela pode esperar tornar-se por sua vez, cidadao influente. O desconhecimento teorico da individualidae provocou a sua desapareçao real.
Outro erro devido `a confusao dos conceitos do ser humano e do individuo, e´ a igualdade democratica. Este dogma essta hoje a desmoronar-se aos golpes da experiencia das naçoes. E´ portanto, inutil mostrar a sua falsidade. Mas devemos espantar-nos do seu demorado sucesso. Como pode a humanidade crer nele durante tanto tempo? Nao toma em conta a constituiçao do corpo e da consciencia. Nao convem ao facto concreto que e´ o individuo.E´ certo que os seres humanos sao iguais; mas nao o sao os individuos. A iguadade dos seus direitos e´ uma ilusao. O idiota e o homem de genio nao devem ser iguais perante a lei. O ser estupido, desprovido de inteligencia, incapaz de atençao, disperso, nao tem direito a uma educaçao superio. E´ absurdo dar-.he o mesmo poder eleitoral que ao individuo completamente desenvolvido. Os seres nao sao iguais, E´ muito perigoso desconhecer todas estas desigualdades, O principio denocratico contribuiu para a decadencia da civilizaçao, impedindo o desenvolvimento do escol. E´ evrdente que devem respeitar-se as desigualdade individuais. Na sociedade moderna, ha funçoes apropriadas aos grandes, aos pequenos, aos medios e aos inferiotes. mas e´ preciso que nao se procure formar os inividuos seperiores pelos mesmos processoa que os mediocres. A estandardizaçao dos seres humanos pelo ideal demcratico garantiu a predominancia dos fracos. Em todos os dominios, estes sao preferidos aos fortes; sao ajudados, protegidos e muitas vezes admirados. Sao igualmente os doentes, os criminosos e os loucos que atraem as simpatias do publico. O mito da igualdade, o amor do simbolo, o desdem pelo facto concreto, sao, em grande parte, culpados do decaimento do individuo. Dada a impossibilidade de elevar os inferiores, o unico meio de promover a igualdade entre os homens era traze-los todos ao mais baixo nivel. Desapareceu assim a força da personalidade."

Isto foi escrilto e publicado ha´ mais de setenta anos, peloDr.Alexis Carrel, no seu livro "O homem esse desconhecido".
So´ discordo quando se refere `a traiçao da mulher.

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