Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

* No ano três mil e dezoito
   Pesquisando nos arquivos do século vinte e um passado, confirmamos o que sabíamos há muito sobre a educaçãa nesse  século, há mil anos.
      - A educação dos novos seres humanos do nosso planeta pecava então e logo de início que as crianças até aos cinco ou seis anos apenas beneficiavam da educação dos pais e algo mais doutros familiares. E nesses tempos a maioria dos pais trabalhava fora de casa, trinta e cinco , quarenta ou mais horas por semana. Em muitos casos, as crianças, na ausência dos pais, eram entregues a creches, instituições oficiais ou particulares, onde elas recebiam pouco mais que os afectos que se davam a animais de estimação. Assim se perdiam então, salvo raras excepções, muitas capacidades das crianças nessas idades, algumas perdendo-se ou atenuando-se. Sabemos hoje, neste século trinta e um em que estamos que, nessas idades, qualquer criança pode adquirir, ampliar e até, nalguns casos, completar, determinadas noções essenciais à vida, em quase todos os domínios. Uma das qualidades mais valiosas que a criança traz à nascença, é a curiosidade, Que se não for devidamente incentiváada pode anular ou reduzir imenso, a iniciativa, a imaginação e a criatividade. E estas são ferramentas importantes para que as crianças, futuras mulheres e homens, contribuam de forma marcada, na economia, na educação, na saúde, tal como se passa neste ano três mil e dezoito em que estamos,
   - No ensino básico continuavam as escolas a ensinar de, nesses tempos, de forma muito deficiente, Antes de tudo, não se ensinava às crianças, então, nesse século vinte e um. como aprender a estudar - e a maior parte delas passava dias e dias na escola pouco aprendendo, num imobilismo físico e mental progressivos. E com técnicas ridículas de ensino entre elas, a do papaguear em coro, as lições, na matemática, por exemplo ainda se usava a cantilena do dois mais dois, quatro, três mais três,seis
na escrita o b,a, bá , d,a, dá e os meninos todos em côro papagueando o que o professor ou professora dizia, com voz monocórdica.   

domingo, 28 de janeiro de 2018

* No ano três mil e  dezoito
    E neste ano, os alimentos são gratuitos em todo o mundo, precisamente porque todos os humanos, durante cada dia, limitam a sua alimentação à digestão de pequenas quantidades de gorduras, proteinas, hidratos de carbono e sais minerais,  não ultrapassando cem a duzentas gramas de alimentos em cada refeição. Por isso, essa figura de barrigudos que se vêem nas fotos desses séculos vinte e um e anteriores, parecendo muitas mulheres sempre grávidas e os homens grávidos. hoje não se vê em qualquer parte do mundo, o que muito contribui para a saúde e o bem estar de toda a humanidade.
    Todos nós transportamos, somos sempre acompanhados por um pequeno estojo que nos avisa com um sinal bem audível, de qualquer sintoma, ainda não sentido, de qualquer doença ou mal que nos aflige. Nos nossos corpos todos temos inserido um chip que transmite esse sinal ao  estojo. E este contem os antídotos necessários para iniciar o tratamento. Só em casos raros o estojo nos avisa que deveremos ir ao hospital ou centro medico mais próximo.
     Os cancros e doenças cardiovasculares, os maiores males dos séculos vinte e um e anteriores, hoje são doenças raras. Se uma destas nos atinge,e se o tratamento ainda não consta do cardápio do estojo, este, então, nos indica que devemos consultar um médico ou ingressar num hospital,
      As práticas económicas dos governos em todos os países, neste século trinta e um, permitem que  saúde seja gratuita em todo o mundo, o que relataremos mais adiante, quando nos referirmos à economia. Os hospitais reduzir-se-ão a um ou dois no nosso país, os que dantes existiam foram transformados em centros de acolhimento ou noutras instituições governamentais. 
     As despesas com a saude são, na actualidade deste século trinta e um, uma das parcelas com menor peso no orçamento geral do estado.
     Vejamos o que se passa, na educação, neste século trinta e um.

sábado, 27 de janeiro de 2018

* No ano três mil e dezoito
    Nesta notícia sobre o que se passa neste século três mil e um, no capítulo da saúde  e em particular da alimentação, as vitaminas , que há mil anos, no século vinte e um, ainda ocupavam um lugar  relevante na alimentação, foram estudadas e investigadas, tendo o seu interesse praticamente sido anulado pela descoberta  completa até aos séculos vinte e cinco e vinte e seis da nanoalimentação, que havia sido iniciada então pela homeopatia. Os humanos, neste século trinta limitam a sua alimentação à ingerência de pequeníssimas quantidades de alimentos. Todos as mulheres e todos os homens, nestes tempos, são magros, só existem  gordas ou gordos por excepção, quando atingidos, o que é raríssimo, por alguma .doença ou mal desconhecido. As imagens que conservamos desse século vinte e um e anteriores, relatam-nos o ridículo de populações, em quase todos os países, de humanos gordos e ultra gordos, com exemplares até ultrapassando os duzentos quilos. Os péssimos hábitos alimentares, iniciando-se na meninice formavam, então, corpos cheios de gorduras em todos os órgãos, de acordo com os relatos que se conservam. E acresce que os humanos introduziam também esses mau hábitos dos excesso de alimentos, aos outros animais. Lentamente, desde o século vinte e um, os humanos foram dedicando uma parte importante da investigação, a esse problema. E, segundo os relatos de então, partiram do princípio de que os magros comiam muito menos e, em geral, eram mais longevos por serem mais saudáveis.
     Hoje, neste século trinta e um, pelo mesmo motivo, ninguém passa fome no planeta. E os alimentos são abundantes e  gratuitos em todo o mundo. 

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

* No século trinta e um
   A evolução na economia permitirá, nesse século trinta e um, que os humanos sejam completamente independentes do dinheiro, dedicando todos os recurso disponiveis na continua descoberta dos elementos principais da conservação da saúde.Uma das medidas tomadas nos séculos anteriores a este foi a defesa contra a poluição da água e da atmosfera, conseguindo despolui-las  quase por completo. Restou a poluição existente nos solos da Terra. Todos os veículos de transporte conservam-se bem despoluidos e, ao menor sinal de infecções, existem há muito zonas em todos os países com isolamento assegurado e onde, os poucos doentes que sejam contaminados, viverão durante algumas quarentenast  ou trintenas até que os exames os declarem sãos.
    As cirurgias continuam em constante evolução e, todos os diagnósticos são efectuados por robots e confirmados por especialistas  pela estatística, em percentagem não maior que um por cento dos doentes. Pelo que as salas clássicas de operações são igualmente povoadas por poucos médicos e as intervenções cururgicas são também efectuadas por robots controlados por outros e, aleatoriamente, por médicos.
             Não existem as medievais salas de espera em todos os hospitais. Quem entra nos hospitais, doentes ou não, têm obrigatoriamente de envergar trajes antipoluição, que também purificam a respiração.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

* No século trinta e um
   A saude e  a resolução os problemas ligado à saúde beneficiaram de avanços extraordinários, num crescendo em proporção geométrica. A partir dos finais do século vinte a investigação sobre a doença foi lentamente incidindo, em cada ano, mais sobre a conservação da saúde que sobre o tratamento das doenças. A pouco e pouco a humanidade conseguiu ir abrandando o travão sobre os interesses económicos da industria farmaceutica. Lentamente os programas de ensino, desde o básico ao universitário, ano a ano, década a década, incidiram mais sobre as características do ser  humano que sobre ideias ocasionais, dogmáticas, individuais ou partidárias, resultantes de investigação deficiente.
   A pouco e pouco o ser humano foi ultrapassando os conhecimentos empíricos sobre o corpo humano, baseados na ciência, anatomia e fisiologia entrando nos domínios do corpo relativos aos seus poderes, as suas defesas desde a nascença até à morte, as suas reacções perante as adversidades.
E estabelecendo limites ano a ano mais amplos sobre a influência das relligiões, dos tabus e das convenções.
   E a pouco e pouco também os humanos aprenderam o poder da estreita ligação entre a mente e o corpo e a acção conjunta entre todos os órgãos do corpo.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Alberto Quadros
*
Para os que apreciam problemas: o conjunto dum taco e duma bola, custa onze euros. O taco custa mais dez euros que a bola. Quanto custa a bola?
*     Ano três mil e dezoito, na Terra
       Continuamos com a nossa especulação sobre o que serão as condições de vida, dos humanos, no século trinta e um.
       Os transportes passarão a basear-se, alguns séculos depois do século vinte e um, na micro energia nuclear. Que,após algumas experiências desastrosas, a investigação profunda encontrou uma evolução da energia nuclear para a sua aplicação, fora de qualquer perigo, em pequenos reactores instalados em todos os meios de transporte e , nos inícios do séculos trinta, a descoberta de nova forma de energia permitiu explorar a nanoenergia nuclear contida nos diversos elementos químicos do ar e doutros gases. Mas recordemos que a ausência de guerras e o completo acordo entre os governos da terra, sem falhas, sem mistificações, sem actividades subterrâneas, instituiu na mente de todos os humanos o conceito inabalável da paz universal, numa acção bem acompanhada durante muitos anos pela colaboração de todos os meios informativos e pela educação dos humanos completamente diferente da educação arcaica e fora da capacidade das crianças, desde que nasceram.
     Houve portanto a possibilidade, a partir de pouco depois do século vinte um, de todos os paises disporem de muito maiores recursos económicos encaminhados no sentido do bem estar de todos os humanos, da investigação incidindo na saúde, nos transportes, na condição social. E lembrem-se, por exemplo, do que foi a evolução das condições de vida nos Estados Unidos, após o século vinte e um, por ter sido eliminada quarenta por cento da industria naquele país, a que era votada ao fabrico de armamento.
   Passaremos às condições da saúde dos humanos e outros animais, que existem neste século trinta e um.
     
     

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

* No século trinta e um
     A ficção científica, nos séculos vinte e vinte e um inventou muito sobre os transportes e os meios de locomoção. Surgiram então muitas ideias ligadas ao aproveitamento do magnetismo, da força da gravidade, do electromagnetismo. Tardaram muitos anos em encontrar as bases dos transportes que agora, neste século trinta e um, empregamos e que resultam da conjugação daquelas forças e da força nuclear. Só muito mais tarde os humanos encontraram forma de aproveitar a fusão nuclear nos transportes de pessoas e coisas, investigação que custou muitas vidas e disparates com guerras nucleares quase iam eliminando o planeta. Não comunico aqui e aos terráquios, a solução porque provocaria acidentes e provavelmente uma dessas guerras nucleares que surgiram anos depois, apesar de tentativas muito intensas para abandono da construção de armas nucleares.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

* No século trinta e um
   Ano três mil e dezoito, depois de Cristo,
   Sou talvez um descendente dum maduro senhor meu antepassado do século vinte e um.
   Consultando a biblioteca virtual encontrei algumas referências à vida  desse meu antepassado. Em particular um livro que me entretive a ler, livro com muitas previsões, entre elas algumas relativas ao século em que me encontro.
    Passo a referir as que têm sido confirmadas, Omito as catastróficas, porque não pretendo falar em desgraças, palavra pouco empregue nestes tempos, palavra que se encontra mencionada nos dicionários actuais como rara, sem aplicação, nada acontece nestes tempos que tal palavra possa ser aplicada.
As desgraças que ocorreram até aos séculos vinte e cinco ou vinte e seis, nem por acidente aconteceram semelhantes nos tempos deste século trinta e um . Porque os transportes são seguros, as epidemias não existem, a doença só atinge ligeiramente os humanos, os terramotos são de previsão segura a arquitectura é segura contra eles e contra outros exageros com que por vezes o clima nos contempla, porque também a previsão meteorológica  nos permite sempre, contemplar com interesse e curiosidade tudo o que a natureza nos concede. A chuva, o vento, o frio e o calor que esta nos concede, são ocorrências que encaramos como normais, nas ausências e nos extremos. E servem-nos mais para nos distrairmos que para nos preocuparmos. A chuva e o vento inspiram-nos bailados, o frio e o calor aproveitamo-los para a nossa diversão e a tecnologia no sentido melhor e mais eficaz , ampliando o que os inventores do século vinte e vinte e um iniciaram nos seus primórdios.
      A transmissão virtual  informa-me o espírito que esta mensagem vai sendo muito visitada pelo que amanhã desenvolverei este tema.

sábado, 20 de janeiro de 2018

*  Incompreensivel
     Há gripe em Portugal, Mas quando é que não houve gripe em Portugal? Parece haver uma total irresponsabilidade pela propagação da ú. Ver as salas das urgências, nos hospitais, cheias de gente  num ambiente fechado,  sem qualquer protecção contra a gripe ou outras doenças infecciosas ali transportadas por algumas das pessoas presentes,   não é, não representa uma grande falta de respeito pela saúde de todos os que estão nessas salas aguardando consulta e que poderão ali permanecer por  motivo diferente da gripe? Porque não exigir o uso da máscara a todos os que ali se apresentam inscrevendo-se e pagando uma consulta? Quem ali está pode estar são, pode aguardar, por exemplo, o curativo para uma ferida. Ao Estado sairá mais barato, até pode ser cobrado o custo duma máscara que evitará aos não contaminados a infecção pela gripe.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

*   Um livro explêndido onde nos podemos instruir sobre a intuição e a razão - "Pensar depressa e devagar", do nobel de economia Daniel Kahneman - entre o muito que nos ensina, refere extensivamente o sistema 1 que  analisa a intuição e os reflexos imediatos da nossa mente e o sistema  2, que analisa o que a razão nos pode dar se conseguimos suster, suspender a intuição. Passa depois para outros temas de forma atractiva e fascinante, utilizando amiúde os processo heuristicos do ensino.
     Com muitos exemplos que nos estão prendendo à sua leitura.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

*  Intuição e análise
 Na abordagem dum problema surge-nos  por vezes de imediato, uma resolução intuitiva, ainda que com frequência não encontramos, depois,  essa solução como a mais correcta e, de forma genérica, nem pensemos ou nos debrucemos mais sobre o assunto, tomamos de imediato  a nossa decisão.
    No entanto, a experiência que possuimos sobre o mesmo tema poderá determinar com maior ou menor intensidade o tempo para a tomada da decisão. É o caso do jogador de xadrez profissional e de grau elevado na sua classificação e que, perante muitas situações nas peças no tabuleiro, decide de imediato qual a melhor jogada.
  A heurística, na resolução de problemas é uma ferramenta importante ao dispor da mente, reformulando os problemas, transformando-os noutros mais simples e de resolução quase automática. Ou seja, é uma especie de truque que facilita a resolução de problemas e a tomada de decisões.
      

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

*    No lado de lá
      Para além da saude física, da saude do corpo, não menos importante é a saúde mental. Essa poderá considerar-se, como a ssúde do espírito e esta como um conjunto de condições que nos permitem pensar, sentir, prever, raciocinar, descobrir, imaginar de forma livre, sem amarras, sem preconceitos, sem entraves, sem condições, sem algemas ou grilhetas que nos torçem a razão, sem qualquer força, por indelevel que seja, a perturbá-la ou incliná-la num sentido que sai fora do que sentimos em total liberdade.
     Não é fácil elaborar esse bom cardapío para o espírito. Muito mais dificil que definir o que é bom para alimentar o corpo será o de enumerar tudo o que necessitamos para bem conservar a saúde do espírito. Talvez mesmo quando estamos bem ausentes, no sono profundo, este signifique o que há de melhor para alimentar o espírito.Parece um paradoxo, mas não é verdade que depois dum sono profundo o nosso espírito regressa à razão em melhores condições?
    Eis um assunto de interessante especulação e discussão.

  

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

*
   12 - Bem estar e saude
    Tirando partido das varnhas mágicas,, que podem misturar o que se queira sem alteração dos elementos que possuiem, passei a usar um processo simples de comer saladas quase todos os dias.É o que eu chmao papalada, que não é mais que uma mistura,usando a varinha mágica dos compone.ntes que usamos na salada. Alface, tomate , pepino, cenoura, oregãos, alho, cebola, cuminhos, etc.. Deste modo poderemos assim fazer uma papalada diferente todos os dias. Não a devemos aquecer, como, por norma, não aquecemos a salada . E reperesenta uma fonte diaria de vitaminas e sais minerais e de antioxidantes, contituindo um alimento agradavel de consumir e onde podemos incluir alimentos vegetais que usualmente não elegemos para as saladas. 
    Mas não esquecer que deveremos tomar os mesmos cuidados que temos com os componentes das saladss. Bem lavados e frescos. E o ideal, ainda que hoje muito dificil de verificar,. serem produtos de agricultar que não lhes aplique nem insecticidas nem herbicidas.

domingo, 14 de janeiro de 2018

xi

*  Pecaminoso
    A perturbação espiritual de nos sentirmos numa condição pecaminosa não envolve necessariamente que estejamos envolvidos em qualquer acção pecaminosa. Poderá apenas representar o incómodo subjectivo de que o pecado ou um pecado nos envolveu, com uma penumbra suave da dúvida.Talvez apenas se traduza num embaraço momentâneo,  numa perplexidade súbita perante esse juizo de nós próprios, num embaraço que dificulta o interesse de encontrar a realidade.
    O facto de trazermos este tema para o assunto de hoje também nos provoca a curiosidade sobre as intenções do meu espírito, agora, acompanhadas pela dúvida sobre o motivo desta abordagem sobre um assunto tão intrincado como o pecado.
  Com frequência, aproveitamos, os que se envolvem no FB, para utilizar o que escrevemos como estando num confessionário, sem a presença mais ou menos agreste, mais ou menos suave dum saccerdote. E sem que nada nos obrigue a responder a perguntas dum estranho, apenas às do nosso espírito, das nossas reminiscências, dos nossos anseios, das culpas que nos possam aflorar, do remorso que nos possa  atingir.

   

sábado, 13 de janeiro de 2018

*  11 - Bem estar e saude
         - Para produzir a energia que todos os orgãos do nosso corpo necessitam, temos que recorrer aos alimentos mais convenientes: os hidratos de carbono, as proteinas, as vitaminas e os minerais essenciais.  Evitando os excessos  de gorduras e do alcool, as carnes vermelhas. Preferir o peixe e os ovos como fontes de proteinas.
        - Beber boa água e bastante, pelo menos um litro e meio por dia, no verão dois e meio a très e  quanto menos ácida melhor
        - Compensar a vida sedentária com  exercício físico moderado, pelo menos meia hora por dia. Para maiores distâncias a percorrer, parar cinco minutos de quarto em quarto de hora.
        - Comer cinco ou seis refeições por dia, nunca enchendo demasiado o prato. Quanto mais comida no prato, mais comemos, Lembrar-se como diz um conhecido médico nutricionista: "a única comida que não engorda é a que não se põe no prato". 
   - Evitar dietas milagrosas e produtos anunciados, na propaganda, para emagrecer. O melhor sistema é adoptar um programa pessoal baseado no que atráz dissemos e ir adaptando-o de acordo com os resultados que a experiência aconselhe. Consultar um nutricionista, se não obtiver resultados significativos ao fim dum mes ou dois.    

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

*
      10 - Bem estar e saude
      Resumindo:
      - O  nosso corpo, como o de qualquer mamífero, na sua permanente actividade, a dormir ou acordado, para produzir o calor e a energia que necessita para viver, provoca a formação de muitos radicais livres, os tais ladrões sempre procurando roubar os electrões que lhes faltam. Se do exterior não lhe chegam alimentos sob a forma sólida ou líquida, o corpo vai definhando, vai consumindo as reservas, dia a dia perdendo mais e mais energia. Parece que o nosso corpo dificilmente ultrapassará os quarenta a cinquenta dias sem alimentos, pouco mais de cinco ou seis dias sem água. A partir de dez ou vinte dias sem alimentos, a razão  também vai definhando, entre outras consequências não discernindo algumas outras formas de salvação. Dou um exemplo a seguir.
        Num dos anos em que estive em Angola, aí por 1958 ou 1959, um pequeno avião particular, por avaria no motor ou falta de combustivel, aterrou no mato, a cerca de cinco quilómetros da costa, entre o Lobito e Mossâmedes. Os dois tripulantes, talvez no receio de encontrar alguma fera - era uma região onde havia leôes - limitaram-se a acender fogueiras, sem qualquer alimento na zona, bebendo a água que se condensava nas asas  do ., durante as noites. E descreveram num diario, tudo  o que lhes ia sucedendo. Ali ficaram, definhando, dia a dia cada vez com menos iniciativa , até que acabaram ambos por morrer. Não se aventuraram mais que cinco ou dez metros nem utilizaram um  caminho de pé posto que passava nas imediações. Foi considerado um mistério não terem seguido na direcção do mar, nem tentado nada mais - conforme escreveram no diário. 

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

*
Uma citação, de Horacio, traduzido por A.L. de Seabra :
      "Deleitar e instruir pretende o vate
      Ou uma e outra cousa ao mesmo tempo"
E, como disse um autor cujo nome não recordo:
    " Sendo o fim geral da poesia recrear os ânimos com proveito, podemos marcar que deverá:
          - Instruir somente com a verdade
          - Deleirar somente com a ficção
          - Instruir e deleitar ao mesmo tempo."

  

*
      Se a persistente ficção me encaminha
    
      Na sempre titubeante fantasia

      Vem pressurosa a dúvida só minha

      Em auxílio da razão que me extasia

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

* 9- Bem estar e saude
     Convem ainda referir que alguns agentes extermos contribuiem para uma mais intensa fromação de radicais livres e dos efeitos da oxidação . Destacam-se:
        - O hábito e vício de fumar
        - Os excessos de alcool
        - Os hábitos e profissões sedentárias, amarrando a mulher e o homem â cadeira, ao sofá, ao "divan". Lembro sempre as antigas empregadas domésticas que tratavam da limpeza e arranjos da casa, conheci diversas na minha e noutras familias: eram sempre magras, sempre longevas como a Isabel na casa dos meus avós, que morreu aos 96 anos. E as cozinheiras que conhei, trabalhando e vivendo sempre num território muito limitado, como a Chachão, na casa dos meus avós, que se finou aos 65 anos de idade.
       - A falta de exercicio físico.
       - A poluição atmosférica e das  águas do mar e dos rios.
       - Alimentação rica na quantidade e pobre na qualidade,
       - Os excessos de açucar em muitos alimentos - quase todos os molhos que se encontram â venda nos supermercados, contêm açucar - reparem nos rótulos, na composição do molho que compram, é dificil encontrar um que não contenha açucar.    
       - O uso da farmacopeia, quase sempre para curar as doenças, pelos médicos.  Raramente para conservar a saude.
       - O pouco uso da homeopatia. 



domingo, 7 de janeiro de 2018

*
 8 - Bem estar e saude
      É muito complexa a acção dos antioxidantes e a interacção entre eles. Convem no entanto frizar que o efeito de qualquer deles depende da correcto funcionamento de muitos, pela interacção sinergética, digamos que esta representa a entre ajuda de alguns sobre outros.
      Como antioxidantes de efeitos importantes temos as vitaminas, em particuar a C e a E, frutas, hortaliças, peixe(quanto mais brancos melhor), cereais integrais, leguminoas, cacau puro, espinafres, cenoura, nabo e, dum modo geral os produtos hortícolas. Evitar os oleos preferindo sempre o azeite de oliveira.
      O cérebro humano é muito sujeito a lesões causadas pela oxidação. Na actualidade os antioxidantes estão sendo estudados no tratamento de algumas formas de cancros e nasa doenças de Alzheimer e Parkinson. 

sábado, 6 de janeiro de 2018

*   
7- Bem estar e saude
      Antioxidantes - o oxigéneo, paradoxalmente é essencial pata a vida da maioria das espécies mas também pode contribuir para a sua degradação. As células do oxigéneo podem se altamente reactivas por derivação para espécies maléficas do oxigémeo se não está na presença de agentes inibidores. É o caso da ferrugem que ataca muitos metais - menos os nobres - se não estão protegidos contrra a ferrugem. No caso do corpo humano e de quase todos os animais. E é o recurso do oxigéneo como parte necessária para a produção de energia que produz essas especies reactivas do oxigéneo..
     Muitos compostos, muitos alimentos para o corpo humano contribuem para eliminar o perigo de produção de radicais livres e das formas recctivas do oxigéneo: as verduras, os legumes frescos, a fruta, a carne branca de muitos peixes peixes, como o salmão, a ssrdinha, a abrotea, o bacalhau.
     Reeriremos a seguir a lista dos principais antioxidantes.   

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

6 - Bem estar e saudem
   Expliquemos um pouco mais sobre os termos de radicais livres e oxidantes, para eliminar 
algum pretenso paradoxo entre essas noções.
  Radicais livres: a actividade do nosso corpo desenvolve a formação de radicais licres. Estes são moléculas onde, na sua composição, falta um electrão.Daí resulta que estas moléculas atacam outras para lhes extrair, como que, por assim dizer, roubar-lhes o electrão que lhes falta de forma a estabilizar a sua actividade - como a necessidade de comprarmos gasolina, ou obte-la doutra forma, se foi roubada do nosso automovel. Como dissemos os radicais livres provêm da actividade do nosso corpo,  de muitos factores externos como o fumo do tabaco, poluição atmosférica e a das águas, radiações ultra-violetas, drogas, pesticidas; e na alimentação, açucar, as gorduras saturadas e outroa hábitos nutricionais.
   Pela essa acção dos radicais livres pode estabelecer-se uma reacção em cadeia que provoque danos no nosso corpo, como doenças das mais dificeis de combater, cancros, alzheimer, doenças cardiacas.Tais são os efeitos maléficos dos radicais livres.
   Ficam os anti-oxidantes para amanhã.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

*  5 - Bem estar e saude
         O oxigéneo é muito importante para a alimentção das células do nosso corpo. Apenas algumas bactérias anaeróbicas não nacessitam do oxigéneo para sobreviver e repreduzir-se. E a oxidação intercelular é responsavel pela maior fonte de energia do corpo humano e do corpo de todos os amimais.
       E ao mesmo tempo que devemos activar a respiração devemos também ingerir alimentos anti-oxidantes, assunto em que nos degruçaremos nos próximos dias.
      Por outro lado muitos alimentos têm o poder de dar proteção às células diminuindo o seu envelhecimento.  

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

* A condescendência é o espaço entre dois capítulos.

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

* 4 - Bem estar e saude
          Está por fazer a estatística sobre a percentagem de individuos que se queixam de doenças e que forma curados por essas pastilhinhas brancas e duras, por vezes adocicadas e que só contêm farinha, vulgarmente chamadas placebos.
        Mas muito duvido que essa estatística apareça, o altíssimo poder das fabricantes dos fármacos o impedirá, oxalá que não seja em definitivo.
      O poder da mente na cura ou nos progeressos da cura é imenso.Quem toma um remédio, mesmo receitado por um médico mas pensando "isto não me vai servir de nada", com maior dificuldade se cura, é um facto assinalado por muitos clínicos.Quem o toma convencido que se vai curar, é meio caminho andado para a cura, muita gente o comprovou. O espírito optimista, positivo, confiante no poder do seu corpo tem suma importância na cura e na conservação da saude.
      As crianças dão-nos exemplos disso, todos os dias, desde que nascem. Quase sempre alegre, anda, corre, salta, agarra, abre, dá voltas e reviravoltas a tudo o que vé e que pode pegar, desmontar, amassar, atirar para o lado. Os seus protestos começam com o chorar, a pouco e pouco aprende a protestar doutras formas e quais os protestos que mais resultam.
      E aprende a sorrir e a amar. Aprende o poder do sorriso  e o poder do amor. 



* 3 -  Bem estar e saude
          Uma senhora minha conhecida, de 92 anos de idade, conversando comigo, queixou-se de dores fortes nas pernas. Tem inchaços volumosos , acima dos pés, que o médico lhe havia dito que resultava de má circulação nas pernas, de vida muito sedentária.Esta senhora, confessou-me que pouco andava, cada cez lhe custava mais andar. E eu expliquei-lhe  a importância da respiração, que o passear mais também lhe melhorava a respiração e que deveria fazer diariamente unsa minutos de exercícios de respiração. Eu tinha pouca fé que do meu conselho resultasse algumas melhorias, tanto mais que se trlatava de uma senhora de idade muito avançada. Essa senhora, que eu conheço há muitos anos, sempre a escutei, como se constuma dizer, sem papas na lingua, incapaz de hipocrisias, sempre bem disposta e nunca a ouvi dizer o contrário do que pensa, para argumentar ou justificar o que quer que fosse. Por isso acreditei quando duas ou tres semanas depois me disse que se sentia muito melhor das pernas, com a prática que sdotou de melhor respiração, anda com menos dificuldade, sobe muito melhor as escadas entre os tres pisos  da sua casa. E anteontem, comentando o mesmo facto até me disse: "olhe, jã me sucedeu quando tenho uma dor dessas dores de reumático, respiro forte umas quantas vezes e a dor passa-me".
        Não penso que os exercícios respiratórios estão curando todas as mazelas dessa senhora. Uma parte das melhorias pode ser devida ao efeito placebo, eu sei que o espírito positivo que confia muito no tratamento que segue qualquer pessoa, ajuda muito na resultado. O optimismo ajuda, a sua falta ou a não crença, atrasa quase sempre a cura.