Na passada segunda-feira fui ao Porto com a minha esposa, para tratar dum assunto urgente. Regressámos ontem. Fizemos ambas as viagens num Alfa Pendular, directo de Tunes ao Porto. A até Lisboa decorreu normalmente, se atrasos. Mas de Lisboa até ao Porto os abrandamentos da velocidade do comboio, foram constantes. o comboio parou algumas vezes extemporaneamente, os solavancos, os movimentos inesperados da carruagem foram muito frequentes, resumindo o comboio entrou na Campanhã com uma hora de atraso. E ontem, no regresso a Tunes, sucedeu o mesmo, passamos em Lisboa com cerca de uma hora de atraso, acontecendo o mesmo desconforto na linha de regresso. O mau estado desta linha de comboios de Lisboa ao Poro, oxalá me engane faz prever um acidente grave, esses alfas, na linha Lisboa Porto circulam quase sempre com lotação quase esgotada, mais de quinhentos passageiros e um acidente trará enorme prejuizos em vidas e mais custosos em indemnizaçóes que o custo de uma linha de caminho de ferro nas melhores condições, custo que não compensa a perda de vidas. É uma vergonha o estado daquela linha, será que os engenheiros e a administração da CP concordam com o que se passa? õ
Estações e pontos do percurso onde o comboio na ida para o Porto - excepto as estações onde esse comboio pára de acordo com o determinado nos horários - parava ou abrandava a velocidade, na linha de regresso o comboio abrandava muito a velocidade ou parava noutros pontos. Por exemplo, na viagem de ida, o comboio passou em Vila Franca de Xira a cerca de trinta quilómetros por hora e na viagem de volta passou por ali a mais de cento e trinta quilómetros por hora (valores indicados pelo visor de velocidades existente nos alfas pendulares).
Será que a CP não se interessa pela vida dos passageiros ? Há pouco tempo um comboio de mercadorias descarrilou nessa linha, não podia isso ter acontecido, a muito maior velocidade com um alfa pendular?
Se para reparar uma ponte que ameaça ruina tem que se interromper o trânsito porque não interrompe-lo na linha de Lisboa ao Porto ou construir outra ao lado desde já?. Reparem, o TGV de Paris a Marselha e Toulon, funciona desde 1974, se não estou em erro. Mais de dezasseis TGV por dia de ida e outros tantos de volta, sem um acidente. Os técnico sabem porquê.
Sem comentários:
Enviar um comentário