Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sobre piegas e pieguices

          A jornalista Maria José Oliveira no seu artigo de hoje no "Público"relatou um bloco de frases que o sr. primeiro ministro Pedro Passos Coelho proferiu na sua visita às escolas do grupo Pedago em Odivelas. Realçou o adjectivo "piegas" que o sr. primeiro ministro empregou e o assunto da não tolerância de ponto na próxima terça-feira de carnaval. Numa segunda parte do seu artigo referiu a indignação e os comentários acerbos de diversos comentadores das oposições parlamentares ao PSD.
         Porém, a sr,ª jornalista Maria José Oliveira, embora tenha estruturado e redigido com acerto o seu artigo, em nossa opinião deveria também ter fornecido uma definição mais esclarecedora do que entende pelo adjectivo "piegas"inserido na frase que o sr. primeiro ministro proferiu, dentro do contexto  em que o governanete falou e do ambiente onde se situava.
         O adjectivo "piegas", segundo o dicionário da Academia  de Ciências de Lisboa, significa qualidade de " pessoa  que se queixa por coisas sem importância, pessoa que é receosa, que se assusta com pequenas coisas" ou    ainda de "pessoa excessivamente sentimental". E "pieguice" segundo o mesmo dicionário, significa "sentimentalismo excessivo, lamechas, comportamento infantil".
         Não nos parece,portanto, que o sr. primeiro ministro se quizesse referir ao pòvo português e muito menos às classes trabalhadoras quando  disse, falando para os alunos daquelas escolas, "... então devemos persistir, ser exigentes, não sermos piegas". Pareceu-me constituir mais um incentivo para os que o esciutavam e a quem se dirigia - os alunos - e não um insulto aos pòvo português, ou às suas classes trabalhadoras.       
          Uma dona de casa, quando diz para a empregada doméstica  "Maria, não devcmos limpar tão mal a carpete" decerto que não está acusando todo o pôvo português de limpar mal as carpetes.
          As  razões  de  toda esta celeuma àcerca duma ninharia ridícula, não são difíceis de perceber.
          E agora não digam que eu estou chamando ridiculo ou estupido a todo o pòvo português...

Sem comentários:

Enviar um comentário