Número total de visualizações de páginas

sábado, 14 de abril de 2012

Folhetim - Sonho de sorte - 85 -

                               C4 - Como se avaliará o preço de custo de cada artigo e do trabalho de cada pessoa?
                               R - Serão calculados pela soma dos custosa dos materiais empregues, do custo da mão de obra utilizada, mais uma percentagem relativa às amortizações, mais uma taxa para a assistência social, outra para fundo de reserva e outra para o orçamento do Estado. Nesses cálculos não figurará nenhuma percentagem para lucro. O preço do custo do trabalho que cada pessoa prestar constará de tabelas para as diferentes profissões, com a mesma maleabilidade que hoje também existe.
            Espero mais "contras" que os leitores queiram apresentar.
            Passemos aos prós:
                              P - pró 1 - Toda a indústria passará para as mãos da comunidade. Levará o seu tempo.Mas passará.
                              J -Justificação - Evitar-se-á  o lucro nas mãos de privados, de indivíduos. É bom não esquecer que as palavras lucro e lôgro, têem o mesmo étimo. Também contribuirá para evitar, a curto e a longo prazo, a variação dos preços.
                              P - 2 - Só existirão centrais de méritos. os bancos irão desaparecendo.
                              J - Tornar-se-ão desnecessários os bancos quando e onde se utilize o sistema sem dinheiro. Porque o valôr qiue cada indivíduo possui estará mencionado e constará na conta pessoal na central de méritos (CM). Poderá existir mais que uma CM, central de méritos, no país, mas todas estarão interligadas por uma central nacional. Não sendo necessário qualquer  espécie de bancos, eliminar-se-ão crises dêles provenientes como a actual e as que traumatizaram grande parte da humanidade, desde que o dinheiro foi introduzido no sistema de trocas de bens e serviços.
                              P - 3 - O desemprego ir-se-á reduzindo até valores próximos de zero.
                              J - Isto será conseguido através de políticas para uma melhor e mais avançada educação, maior e mais avançada industrialização, maior  e melhor organinazação dos serviços. Será planeado que todos deixem a escola aptos para adaquirir novos e mais especializasdos conhecimentos  e que possuam, cada ano que passe, uma cultura geral mais avançada. Haverá um gôsto mais equilibrado pelo supérfluo, mais interesse pelos prazeres do espírito, ocupando êstes mais tempo do tempo disponível. Também  se reduzirá o desemprego pelaa redução do número semanal de horas de trabalho e pela producção do que importamos do estrangeiro. Estas horas passarão a ser chamadas horas de colaboração ou horas de ocupação. Haverá um plano nacional para a redução das importações até valôres tão baixos como fôr possível, projectando-se a construção  de novas indústrias, a intensificação das energias alternativas  e da investigação, procurando-se  diminuir a importação de petróleo e de gaz. Com o consequente aumento da oferta de emprego.
                              P - 4 - A criminalidade dininuirá e tendderá para valôres ínfimos.
                              J - 4 - Porque não haverá dinheiro para roubar. Porque diminuirá o desemprego. Os méritos não poderão ser roubados, a pirataria informática diminuirá, pelas mesmas razões. A corrupção, que quase sempre visa de forma directa ou indirecta a apropriação ilícita de dinheiro, também tenderá para zero. Como consequência, a colaboração dos tribunais e dos serviços judiciários ir-se-á reduzindo ano a ano.
                              P - 5 - O comércio e os mercados passarão, paulatinamente, para as mãos da comunidade.
                              J - Não havendo lucro em qualquer trasacção, o comércio e os mercados tradicionais não terão razão de existir. Todos os pontos de venda serão entregues a profissionais do ramo respectivo, com a formação adequada. Todas as transacções serão efectuadas sem dinheiro, através da verificação do crédito, em méritos, que os clientes possuirem,  registado na CM.
                              P - 6 - A indiferença, desconhecimento, desinteresse e apatia generalizadas, da população, diminuirão de modo acentuado.
                              J - A indiferença é contrária ao interesse. Há indiferença num pôvo quando existe apatia generalizada, uma falta ou ausência de ineresse generalizada, que atinge a maioria da população. E que tem como uma das causas principais,  se não a principal, a deficiente ou quase nula formação e baixo nível de educação. A busca constante de conhecimentos, o interesse crescente pelas descobertas e avanços nos domínios materiais e espirituais, travará e fará diminuir de forma constante e cada dia mais significativa, a indiferença.
                             P - 7 - As importações diminuirão bem como a nossa dependência do estrangeiro. Poderemos aumentar as exportações.
                             J - Uma forte e bem equacionada industrialização, orientada para os artigos que importamos e o aumento da qualidade de tudo o que fabricarmos, essas serão as consequências principais.
                             P - os impostos tenderão a anular-se.
                             J - A taxa para o Estado, indicada no C4, em todos os artigos e actividades, irá anulá-los progressivamente.
                         
                                                                   #####

                   Exponho-vos êstes meus prós  e contras. Espero a vossa reacção e as vossas dúvidas.
(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário