Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Folhetim - Sonho de sorte - 96 -

                       -  A quem dão menos?
                       - Aos que usufruem do subsídio de desemprego e sem família a sustentar. Todos os casos são ponderados e controlados, antes da primeira dádiva e, posteriormente, todos os mêses.
                        . Por quanto tempo poderão continuar a beneficiar tanta gente?
              Júlia consultou de novo  os seus dicumentos e respondeu:
                        - Temos fundos suficientes par amanter o mesmo nível de auxílio e de despesas próprias durante os próximos doze meses. Todavia as nossas receitas poderão ampliar muito  êsse período. Depois, se tal vos interessar, voltaremos a êste assunto para mais esclarecimentos.
              Um dos vereadores perguntou:
                        - Mantêem-se as vossas fontes de receitas, de prémios e ganhos em jogos?
                        - No mês passa não tivemos receitas dessas - disse Fernando.
                        - Quer dizer, a sorte abandonou-vos, foi de férias em Agòsto?
                        - Não, senhor vereador, não sabemos se a sorte nos abandonou. Quando não se joga, não podemos ter prémios. E mesmo jogando, todos sabemos que a sorte é caprichosa...
              Naquele momento o vice presidente fez-se ouvir:
                        - Permitem-me senhores directores que vos faça uma pregunta sobre a vossa contabilidade?
                        - Com certeza, não temos segredos na nossa actuação e muito menos na nossa contabilidade. Seguimos o modelo que julgo que na vossa autarquia também é seguido, o modelo do plano nacional de contas - respondeu Júllia, com uma expressão levementei irónica.
                        - Sim, senhora directora, sabemos que cumprem a lei nesse ponto. Mas o que eu lhe quero perguntar é: mencionam sempre a proveniência das vossas receitas?
                        - Agradecemos-lhe, pode crer que possamos esclarecer êsse ponto. Cada receita que temos, qualquer que seja a sua proveniência, vem sempre acompanhada, sem excepção, dum documento passado pela entidade pagadora ou, sendo mais precisa, dum documento passado pela entidade que nos entrega o prémio, donativo ou ganho, documento mencionando a proveniênicoa e a quantia dessa entrega. Desta forma, nunca houne nem haverá qualquer possibilidade de a fundação receber fundos ou dádivas provenientes de paraísos fiscais ou "off. shors".
            Outro vereador, parecendo ter despertado naquele momento, disse:
                         - A senhora directora referiu-nos que os vossos fundos vos permitirão agentar o barco por mais um ano. Beneficiram até agora uma camada considerável da população desta zona e criaram em todas essas famílias uma expectativa para o futuro. Será terrível se as tiverem de defaudar ou desuludir, passado êsse ano. Sem qulquer espécie de reticência ou comparação malodosa, na nossa autarquia não desenvolvemos acções junto do povo, com pouca consistência, não projectmos para vários anos o que as nossa disponibilidade só permitem executar durante doze meses. Não nos leve a mal, poderá esclarecer-nos sobre isto?
             Júlia dirigiu a Laura um sinal quase imperceptível, antes combinado, para que tomasse a palavra e Laura respondeu:
                        - Permita-me que lhe responda, senhor vereador. As previsões orçamentais estão dentro das tarefas que me estão distribuidas na fundação.Como os senhores bem sabem, não existe um único orçamento anual que seja mantido, cumprido à risca e que não
esteja sujeito a contigências. Para isso os governos dispôem dos orçamentos suplementares e as empresas dos chamadoa ajustamentos orçamentais. Quer uns quer outros, todos
sabemos como se elaboram. O que é  mais importante, na fundação êsse ponto foi muito discutido, não é descobrir artifícios ou formas de encobrir, com números cozinhados, a realidade. Mas sim descobrir, criar novas soluções que permitam dininuir a possibilidade de insucessos. Estamos, creiam, com muita fé nêsse caminho.
                       - Desculpe a insistêndia - disse o mesmo vereador - mas que soluções são essas que tragam mais entradas de milhões de contos nos cofres da fundação?
(continua)                      
                                                
                                                   

Sem comentários:

Enviar um comentário