Júlia, lendo a proposta, comentou:
- Porpõe aqui que alguns funcionários das autarquias locais acompanhem os distribuidores, depois que se inicie a experiência. Eu concordo mas gostaria de saber para quando vamos propôr esta colaboração, quantos funcionários da câmara colaborarão e por quando tempo andarão com os distribuidores.
Naquele sãbado, o padre da igreja local baptizou Carolina num altar improvisado numa das salas que a FAP permanentementie tinha reservada para diversas cerimónias. Seguidamente a família de Carolina e todos os convidados passaram ao refeitório onde se juntaraam a todos os colaboradores da FAP, iniciando o almoço volante.
Numa sala anexa ao refeitório, desde as nove horas procedia-se, na central de méritos, ao registo individual de todos os colaboradores da FAP presentes. Júlia, antes do baptizado, havia informado os convidados que poderiam inscrever-se na CM, resumindo as vantagens que teriam na adesão e frisando bem que todos os que se inscrevessem o fariam de livre vontade.
No refeitório e duirante o almoço, o tema dominante das conversas nos diversos grupos que se formavam, era o tema da central de méritos. Júlia e Fernando andando numa roda viva dum grupo para outro, informando, esclarecendo, tirando dúvidas ou sorrindo aqui pela última anedota política ou por ali, participando em animada discussão.
O chefe dis distribuidores interrogou Fernando:
-Engenheiro Garcia, un dos vossos convidados levantou-nos uma dúvida muito interessante: os artigos que são trocados por méritos, nos pontos de venda, estão ou não sujeitos ao IVA?
- Claro que estão, senhor José Estêves! Como sabe, embora por vezes discordemos, em nada fugimos nem devemos fugir à lei. Quando calculamos o preço de venda, uma das parcelas é o IVA.
- Daí surge outra dúvida, como pagaremos o IVA às finanças?
- Com parte do dinheiro que a CM recebeu, dado que, nesta fase, quem compra nos nossos pontos de venda, antes terá de comprar méritos, como hoje quase todos o fizeram, estavam prevenidos. Os beneficiados que participam nesta experiência, depois de receberem os donativos da FAP tamvém entregarão o suficiente para adquirirem alguns méritos.
Num grupo, de convidados para o baptizado, um dêles perguntou:
- Fernando, esclarece-me, Eu ainda não me inscrevi na central de méritos, vou fazê-lo mas tenho uma última curiosidade. È no qu respeita ao crédito: a vossa central de méritos também concede crédito? Por exemplo, quem chega ao fim do mês e não lhe sobram méritos para comprar pão?
- Rafael, concedemos crédito em méritos aos nossos colaboradores. Aos beneficiados e aos estrnhos à FAP, só por excepção. Lembro-tre que estamos iniciando uma experiência, lembra-te de todas as vantagens do sistem. Olha que não nos esquecemos de todos os inimigos que irão surgir, alguns já os conhecemos, outros poderão surgir.
Findo o almoço, Júlia levantouse, subiu a uma cadeira, com um gesto pediu silêncio e disse:
.- A direcção agradece a todos os que vieram inscrever-se na central de méritos - e olhando para uma folha A4 que segurava, acrescentou: estão inscritos na central de méritos setenta e um colaboradores e doze convidados. Na próxima semana iniciaremos a inscrição e recolha de dados dos beneficiados que participarão na experiência. Até esta data - disse Júlia continuando a ler - entregámos cento e sessenta e um méritos à central, o que representa um valôr médio de quase vinte méritos por cada inscrição. O respectico valôr em escudos será depositado numa conta que abrimos em nome da central, no mesmo banco que a FAP vem utilizando, Mais uma vez agradecemos a vossa confiança nêste projecto.
(continua)
Sem comentários:
Enviar um comentário