Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Folhetim - Sonho de sorte - 64 -

                           - Qual é a tua ideia? - perguntou Júlia.
                           - Tenho pensado em duas novas actividades. Uma indústria e investigação ligada à indústria -  e Fernando tirando da pasta algumas folhas dactilografadas, continuou - uma indústria que gostaria de lançar e me parece de interesse, é a do fabrico de pão e derivados. Sabemos que, além dos combustíveis, o nosso país importa uma gama enorme de produtos alimentares, de artigos de vestuário e calçado, produtos dietéticos, etc.. Ora bem, alguns industriais e diversos ministros e diversos governos pensaram nisto, ficaram-se por boas intenções e poucas iniciativas, como muito sucede às propostas a médio ou longo prazo, inseridas nos progranas dos governos. Todavia, todos continuam a apregoar projectos no sentido de incentivar e auxiliar novas empresas, em particular as que contribuam para diminuir o desemprego, as que possam produzir bens exportáveis ou possam diminuir as importações. Os resultados têem sido muito ténues, A minha proposta é de projectarmos e iniciarmos uma fábrica de um ou alguns dêsses produtos que importanos e estabelecer um centro de investigação. Peço que todos me dêem a vossa opinião.
               A direcção da fundação contava com dois subdirectors, a Laura Gonçalves Azeveddo, esposa de Carlos e Manuel Guedes, um especialista em relações públicas que assessorava Fernando há um mês.
               Júlia apoiou, com uma proposta complementar:
                          - Acho uma boa ideia propormos à câmara que nos venda um terreno na zona industrial. Entretanto, Fernando, devemos discutir o teu ante-projecto. Laura, que dizes?
                          - Concordo, mas temos  que analisar as finanças. Fernando tens alguma ideia dos custos?
                          - Ainda não, Laura. Dentro dum mês poderei dar-te alguns números. Gostaria de ouvir a opinião do Manuel Guedes.
                           - Engenheiro Garcia, parece-me uma proposta que se insere dentro dos objectivos da fundação.l Penso que poderemos aproveitar alguns distribuidores pelas qualidades e conhecimentos que vêem revelando.
                 Laura conhecera Manuel Guedes na universidade, eram colegas do curso de econmomia, curso que êle finalizara com uma tese sobre relações públicas, após a qual  frequentou um curso de mestrado, em Londres, na mesma especialidade.
                 Quando Fernando lhe disse que necessitava de um adjunto espcialista nêsse ramo, Laura indicou-lhe o Manuel Guedes como sendo a pessoa indicada para o lugar. Não tendo amizade especial com êle, pouco antes soubera que estava disponível.. Após uma entrevista com Júlia, Manuel Gredes foi contratado, revelando desde o primeiro dias um interesse excepcional pelo trabalho, no acompanhamento da distribuição, nas reuniões e na solução de conflitos ou mal entendidos que sempre surgem quando há muita gente envolvida. E a FAP, na distribuição e na sede, já contava com um quadro de mais de cem colaboradores.

                 No dia seguinte, Maria dos Anjos, a secretária da direcção, comuicou a Júlia que tinha uma chamada dum director de serviços do ministério da administração interna. Júlia atendeu:
                           - Sim, sou a directora Júlia Silvestre, com quem falo?
                           - José Antunes, director de serviços. Senhora directora o assunto é o seguinte: os nossos serviços estão interessados em conhecer as actividades da vossa fundação, seria possível a senhora vir a uma reunião nesta direcção de serviços?
                 Júlia foi peremptória:
                            - Senhor director de serviços, se não se importasse, essa reunião pode realizar-se aqui na fundação, desta forma o senhor director poderá conhecer de imediato o que fazemos, no que estamos mais empenhados, os nossos projectos. Numa próxima segunda-feira seria o ideal, pode ser já na próxima, o senhor dirá a hora que mais lhe convir.
                 O director de serviços, em tom de enfado, respondeu:
                            - Senhora directora eu prefiro que a reunião seja aqui porque...- E Júlia atalhou:
                            - Senhor director de serviços, eu não posso deixar de pedir-lhe que a reunião consigo se faça na FAP, porque o senhor e eu, dessa forma, não perdemos mais do nosso tempo - e o homem, depois de mais alguns argumentos e contra argumentos, cedeu e disse:
                             - Bem, senhora directora, em dia oportuno lhe comunicarei a data e a hora a que lá iremos.
                              - A hora pode ser a que escolher, mas terá de ser numa segunda-feira.- respondeu Júlia.
                              - Com certeza, senhora doutora, com certeza. Muito boa tarde.
                              - Muito boa tarde , senhor director de serviços José Antunes - e êste, após desligar o telefone, disse, desdenhoso, para o seu secretário:
                              - O que vale a esta menina é que o ministro me disse que com a máxima urgência tenho dee a ver e conhecer o que fazem naquela fundação. Por minha vontade só lá irias tu. Olha, marca amanhã a nossa visita para segunda-feira. Tu também vais, quero a conversa com ela, toda gravada. Marca a nossa chegada para os onze horas.
                  Júlia comunicou a Fernando e aos subdireectores a data e hora da visita do José Antunes, pedindo-lhes que  estivessem presentes nessa reunião.
(continua)      
                       
 

Sem comentários:

Enviar um comentário