Número total de visualizações de páginas

sábado, 24 de março de 2012

Folhetim - Sonhos com sorte - 68 -

+           Larta folheou um volumoso "dossier" e respondeu:
                        - O saldo bancário em depósitos à ordem nas contas da FAP em Portugal, é suficiente para as despesas do ano corrente. O total das nossas despesas
efectuadas até finais  deste mês de Maio, não atinge os dois milhões e meio de contos , verba que tínhamos previsto. As receitas da FAP depositadas perfazem cerca de nove milhões de contos e o saldo actual está a ser aplicado em investirmentos financeiros seguros, de acordo com as normas estabelecidas. Apenas cêrca de dez por cento desses saldos estão depositados a prazo em bancos estrangeiros. Estamos a ultimar a compra do terreno para o novo investimento, cinquenta mil metros quadrados de terreno adquiridos a uma câmara por duzentos mil contos, câmara da zona onde se faz a distribuição. Está marada a data da escritura.
           Fernando que, com grande atenção ouvira Laura e tomava algumas notas, esclareceu:
                      - Conseguimos que a câmara aprovasse  o projecto para o primeiro edifício da fábrica e para o edifício anexo para a investigação. Consultamos a Construtex, a construtora especializada em edilficações de construção  rápida, que se comprometeu por contrato para a construção dos dois edifícios em quinze dias. Dois técnicos de investigação de produtos alimentares, estão contratados para iniciar os seus trabalhos, em Junho. Peço ao doutor Manuel Guedes que inicie entrevistaas com interessados em colaborar neste investimento, não esquecendo que há diversos distribuidores que revelaram interesse em colaborar na fábrica. E, se não há dúvidas, sigamos a ordem de trabalhos.
           Manuel Guedes, entre outras tarefas também lhe cabia a missão de co ordenar o trabalho dos oito distribuidores principais que ao princípio das tardes das sextas-feiras se encontravam sempre numa reunião, por êle moderada e orientada. Finda esta, participava poucco depois na renião semanal da direcção, com marcação usual paara as dezasseis horas. Ocupava-se igualmente das informações dos resultados da actividade dos distribuidores através de amostragens sobre os ficheiros. Manuel Guedes, homem escorreito, aprumado, desembaraçado, ao fim de pouco tempo revelara muito boas qualidades que Fernando, o seu chefe directo, soube apreciar, não lhe regateando elogios que o referia nas suas conversas com Júlia e nele delegando e confiando tarefas delicadas. Com resultados que justificaram de sobejo a sua promoção recente a subdirector.
           E Manuel Guedes, tomando a palavra:
                        - Na reunião com os chefes dos distribuidores comunicaram êsre  a presença da polícia.
                        - Mas interferiram na acção dos distibuidores?
                         - Só em dois casos fizeram perguntas aos beneficiados e em poucos mais interrogaram alguns distribuidores depois que êstes entregavam os envelopes e se despediam.
                         - Que género de perguntas faziam?
                         - Salvo raras e pouco importantes excepções, as perguntas que os inspectores fizeram incidiram sobre a identidade, morada e número do telefone dos distribuidores e dos beneficiados. Por vezes pediram a estes os envelopes, lendo as mensegens contidas. Pelo menos dez polícias da judiciária estavam nesta acçáo, atrasando por vezes os nossos colaboradores e em diversos casos conforme verifiqei, provocando nos contemplados receios de vária ordem. Pelo que me parece que talvez se deva expor o caso à procuradoria distrital pedindo-lhes uma audiência para relatarmos a acçáo da FAP.
                         - Doutor Manue Guedes, concordo com a proposta. Julgo que devemos visitar a PSP com o mesmo fim. Os nossos colaboradores não podem continuar sendo perturbados com coisas dêste género que, ou nos enganamos muito ou anda por aí a mãozinha da política.
             Todos concordaram. Coube a Laura abordar o último ponto da ordem do dia:
                        - Teremos de decidir sobre a empreitada da construção dos dois edifícios da nova fábrica. Penso que todos conhecem o projeto e as proposta apresentadas, a melhor das quais é a da Construtex limitada. Segundo informações e análise do engenheiro Garcia,chegaram as propostas para  os primeiros equipamentos.   O total destes dois investimentos, nesta fase, é de cêrca de quinhentos mil contos, que cativámos para o efeito.

              As grandes iniciativas, em particular as que derivam de ideias inovadoras, de grande criatividade, de impacto social marcante, são por vezes alvo de críticas superficiais, boatos infundados, apreciações malévolas. Como pouco as apreciam em profundidade e as analisam com competência, obtêem quase sempre o apoio  dos noticiários apressados e dos jornalistas ansiosos por caixas sensacionais.
(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário