Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Folhetim - Sonho de sorte - 24 - por Alberto Quadros

                                                              IX
           
            Catorze anos antes.

           Fernando acabara o curso e o estágio obrigatótio numa fábrica de acessórios. Vivia em Lisboa, num quarto assolarado, com janela para o Sul, avistando o Cristo Rei na outra margem e a basílica da Estrela, a norte. Aguardava a chegada dos pais que haviam viajado de carro, por Espanha, devendo regressar no fim da tarde desse dia. Telefonaram de Badajoz, onde haviam passado a noite. Pelo que, como o dia convidava a passeio, resolveu ir até Sintra, onde almoçaria e passearia pela cidade nas horas seguintes.
           Pouco conhecia da povoação. Estivera lá apenas uma vez, na companhia de amigos pouco interessados nas belezas históricas, mais dedicando a atenção às amigas que os acompanhavam naquele dia. A memória lembrou-lhe as duas altas torres cónicas, o "ex-libris" de Sintra e que, como então soubera, encimavam a cozinha daquele palácio, tambem conhecido por Paço de Sintra. Para onde se dirigiu depois de terminado o almoço.
            Fernando, enquanto caminhava, ia recordando o mesmo passeio que anos atás fizera na companhia de amigos. Amigos que ainda conservava e amigos que haviam optado por outras amizades. A curiosidade ocupava-lhe agora o pensamento, curiosidade pelo interesse involuntário
que lhe guiava os passos e que manifestara desde que decidira ir até Sintra, almoçar naquele restaurante, olhar para as torres cónicas, decidir o passeio e a visita ao palácio.
            Entrou, percorreu a cozinha e diversas salas. Na última, uma família escutava com atenção um guia que descrevia  pormenores num dos azulejos, O homem sabia do ofício, inserindo oportuas anedotas e comentários alegres, provocando risos e sorrisos. Fernando passou pelo grupo - duas raparigas e um rapaz que, pelas semelhanbças de feições deveriam ser os filhos do casal que os acompanhava - tentando não perturbar o relato do guia. Este, avistando-o, um pouco atrevido interrompeu a dissertação e disse-lhe:
                  - Junte-se ao nosso grupo estes senhores com certeza não se importam!
( continua )   

Sem comentários:

Enviar um comentário